FAQ - perguntas específicas sobre a avaliação e certificação

Que aspetos poderá abranger a autoavaliação?


A autoavaliação do participante tem em vista fazer uma reflexão sobre o seu percurso e desempenho ao longo do MOOC, por exemplo:
  • em que módulos se envolveu mais e se sentiu mais motivado,
  • o nível da sua participação, a interação com os pares, o trabalho em grupo (se ocorreu),
  • recursos que conseguiu pesquisar (ou não),
  • atividades que conseguiu realizar ou gostaria de ter realizado,
  • as limitações que sentiu,
  • motivação para prosseguir na exploração dos recursos e das ferramentas após o curso.

Check-list de evidências no e-portefólio para certificação:

  1. Apresentação
  2. Atividade do Módulo I
  3. Comentário temático Módulo I
  4. Atividade do Módulo II
  5. Comentário temático Módulo II
  6. Atividade do Módulo III
  7. Comentário temático Módulo III
  8. Comentário VARK
  9. Atividade do Módulo IV
  10. Comentário temático Módulo IV
  11. Comentário a trabalho de colega
  12. Reflexão final

Que informação poderei consultar sobre autoavaliação e avaliação entre pares?

Existe muita bibliografia e informação sobre autoavaliação e avaliação entre pares, apenas alguns exemplos:

Peer and self assessment (NCLRC, Univ. Washington)
Peer and self assessment (Univ. Reading)
Assessment matters: peer assessment and self assessment (Univ. Waikato, NZ)
Self assessment: reflections of students and teachers (Youtube)
Authentic assessment (Youtube, animation)
Guide to peer and self assessment (slideshare)

Auto-avaliação regulada: o quê, porquê e como? (artigo PT)
O que os alunos pensam sobre avaliação escolar (artigo brasileiro)

Sem comentários: