Para começar...

Este curso online aberto (MOOC) enquadra-se no projeto europeu SENnet.

 

Guião do curso

Comece pela leitura do guião do curso para conhecer a sua estrutura: enquadramento, pré-requisitos, destinatários, competências a adquirir, metodologia, avaliação, calendário de atividades, ferramentas Web2.0 e respectivos tutoriais (que poderá explorar ao longo do curso).
Guião disponível em Pressbooks e em Word.

 

Inscrição

Período de inscrição: de 3 março a 30 março 2014
O curso é aberto e gratuito.
As inscrições encontram-se encerradas

Destinatários

QUALQUER INTERESSADO pelo tema da inclusão escolar e das tecnologias poderá inscrever-se, embora este curso tenha sido concebido para uma comunidade educativa que lida com alunos com necessidades especiais/deficiência.

 

Calendarização

O presente curso terá a duração de 10 semanas sendo os recursos e atividades propostos, disponibilizados na plataforma às 2ª feiras.
Cada módulo contempla uma apresentação narrada (screencast), um texto de introdução ao módulo, uma apresentação (Prezi), recursos em português, recursos adicionais reunidos em agregadores (Pinterest, Livebinders) e propostas de atividades.

Semana 1: de 31 de março a 6 de abril 2014
  • Ambientação, apresentação, constituição de grupos e criação de e-portefólio
Semanas 2 e 3: de 7 abril a 20 abril 2014
  • Políticas inclusivas e medidas educativas para alunos com NEE
Semanas 4 e 5: de 21 abril a 4 maio 2014
  • Acessibilidade Web e tecnologias de apoio
Semanas 6 e 7: de 5 maio a 18 maio 2014
  • Desenho universal da aprendizagem
Semanas 8 e 9 – de 19 maio a 1 junho 2014
  • Recursos educativos abertos acessíveis
Semana 10 – de 2 junho a 8 junho
  • Avaliação do curso, certificação

 

Certificação

Os participantes que desejarem um certificado de participação no final do curso (certificado digitalizado) terão de o requerer em formulário próprio, cumprindo os seguintes requisitos:
  1. Criação de e-portefólio, com as reflexões e trabalhos realizados ao longo do curso, base da evidência da sua participação ativa. 
  2. Publicação de, pelo menos, um comentário sobre cada módulo temático.
  3. Elaboração de uma das atividades alternativas propostas em cada módulo (registada no e-portefólio).
  4. Reflexão final, auto-avaliação do curso (registada no e-portefólio).
  5. Preenchimento dos questionários de diagnóstico e de avaliação do curso e questionário VARK.
  Nota: Este curso não se encontra acreditado para efeitos de formação contínua de professores.

Termo de participação responsabilidade

Os participantes deverão respeitar as normas éticas indicadas no Termos de participação e responsabilidade

78 comentários:

Elisabete Educação Especial disse...

Ao invés de um comentário, deixo uma pergunta: o curso dá créditos?

paulacris disse...

Boa tarde,

- o que consideram auto-avaliação do curso ? O formando auto-avalia-se atribuindo-se uma nota qualitativa e/ou avalia o curso? São coisas distintas.

Obrigado.

Paula

Cantinho da CRIS disse...

Bom dia!
Já procedi à minha inscrição no curso, o qual considero muito bem estruturado. Os conteúdos são relevantes, a participação, bem como os trabalhos que serão exigidos durante a realização do curso seriam motivos suficientes para se solicitar a acreditação do curso. A nossa profissão no dia a dia já é bastante exigente e empenharmo-nos na formação é algo que deverá ser reconhecido e recompensado. Solicito que se reunem esforços para que o curso seja acreditado, uma vez que o Decreto-Lei n.º 22/2014 (NOVO Regime Jurídico da Formação Contínua de Educadores de Infância e Professores das escolas públicas) até prevê o reconhecimento e certificação da formação de curta duração.

Atentamente

A Docente de Educação Especial

Cristina Matos

Ida Brandão disse...

Cara Cristina,

Efetivamente foi publicada legislação recente sobre a formação contínua de professores que contempla eventos de curta duração, bem como componentes a distância noutras modalidades de formação. No entanto, este curso será totalmente a distância e assíncrono, e a modalidade de e-learning não está prevista nessa regulamentação.

Ida Brandão disse...

Cara Paula,

A auto-avaliação do participante corresponderá a uma reflexão final sobre o percurso ao longo do curso, que deverá ser registada no e-portefólio individual. Não existirá avaliação sumativa.
Quanto à avaliação do curso, será feita através de questionário, na última semana do curso.

Cantinho da CRIS disse...

Boa tarde, Cara Ida Brandão

Então porque não ponderar o encontro presencial dos formandos para debates ou apresentação de trabalhos, de forma a conseguirem-se as horas exigidas para que a formação seja acreditada?
Julgo que seria de todo importante apresentar tal proposta ao Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

Atentamente

Cristina Matos

Amelia disse...

Boa noite Dra Ida!
Concordo com as colegas. Acho que se para validar a acreditação é necessário um encontro, vamos lá! Penso que é uma formação bastante interessante e que além disso se torna mais motivadora se no final tiver relevância para a nossa carreira!
Acho que a formação em e learning deveria ser integrada no regime jurídico da formação continua!
Cumprimentos

Amélia Kobrock

Birgita Solange Santos disse...

Olá. Já fiz a minha inscrição. Apesar de não ser certificada, quando dizem que terão de requerer o certificado em formulário próprio , isso é feito onde?Ou é só mesmo no fim do curso? Obrigado

Maria João Lopes disse...

Bom dia. Já me inscrevi e concordo com a acreditação deste curso. Força.

Inclusão e Acesso às Tecnologias disse...

Olá Elisabete!
Este curso não concede créditos para efeitos de formação contínua de professores. Esta referência está colocada acima de "Termo de participação e responsabilidade", nesta página :)

Inclusão e Acesso às Tecnologias disse...

Olá Amélia
Este curso está concebido para acolher participantes de qualquer origem geográfica, pelo que a existência de sessões presenciais não foi contemplada, sob pena de excluirmos alguns dos participantes por dificuldades de deslocação a essas eventuais sessões presenciais. Por norma, os MOOC não as prevêem.

Inclusão e Acesso às Tecnologias disse...

Olá Birgita
O certificado poderá ser requerido a partir do momento da disponibilização do último módulo.

Ida Brandão disse...

Caras colegas,

Lamentamos informar, mas a acreditação do curso não está prevista neste contexto.
Como já foi referido, apenas está prevista a emissão de um certificado digitalizado, a requerer em formulário próprio, que disponibilizaremos no final do curso, a ser atribuído de acordo com o cumprimento dos requisitos.

Ida Brandão disse...

Cara Amélia,

Concordo inteiramente com a integração da modalidade de e-learning no regime jurídico da formação contínua. Julgo que a última legislação poderia ter contemplado esta realidade tão presente e cada vez mais corrente.

José Fernando Rodrigues disse...

Vivam!
Estou muito interessado neste tipo de formação até porque já fiz formações semelhantes na Universidade Aberta. Irei inscrever-me porém só tenho de tirar uma dúvida. Estando eu no ensino particular, por opção, gostaria de saber se o certificado final contempla um número de horas de formação pois o regime aplicado ao ensino particular prevê que os docentes tenham 35 horas anuais, se não me falha a memória, de formação. Como compreenderão, embora respeite a opinião dos colegas aqui nesta sequência de comentários, não necessito propriamente de créditos mas antes de horas de formação.
Cumprimentos.
José Fernando Rodrigues

Juca disse...

Colega, a resposta está na "Nota", no final da Certificação.

Inclusão e Acesso às Tecnologias disse...

Obrigado, Maria João :)

Ida Brandão disse...

Caro José,

O certificado final mencionará as 10 semanas de curso. Temos assumido uma média de 2 h diárias / 7dias (semana), o guião do curso indica 114h. A contabilização das horas num curso online é sempre relativa: num dia poder-se-á dedicar mais horas e noutro menos ou nenhuma.

José Fernando Rodrigues disse...

Obrigado pela sua resposta. Tenho plena consciência dessa dificuldade em contabilizar as horas mas para mim o importante é que o certificado refira "x" horas preto no branco. Se assim é farei a minha inscrição. Cumprimentos.

Ida Brandão disse...

Caro José,

Iremos passar o certificado mencionando o número de horas.
Até breve

Cândido Marques disse...

Boa noite

Poderei vir a ter alguma dificuldade na utilização de algumas das ferramentas indicadas no guião. Está previsto algum tipo de ajuda nesta vertente ?

Cumprimentos.
Cândido Marques

Helena Feijão disse...

Boa noite
Parabéns pela iniciativa, este tipo de cursos é cada vez mais importante pois permite que cada um faça mediante o seu ritmo. O tema é bastante interessante para nos apoiar numa utilização efetiva das tecnologias.

até breve
Helena

Ida Brandão disse...

Caro Cândido,

Algumas ferramentas Web poderão constituir novidade, por estarem a ser experimentadas primeira vez, mas existem tutoriais simples (que também constam da lista fornecida no guião), cujo visionamento poderá ajudar a exploração.
Pela nossa parte tentaremos prestar ajuda para ultrapassar as dúvidas e as dificuldades que surgirem.
Outros pares mais experientes poderão também contribuir para essa entreajuda.

Ida Brandão disse...

Cara Helena,

Esperamos que este curso proporcione esse espaço flexível e de interação que respeite as diferenças e os ritmos de cada um e contribua para uma valorização pessoal e profissional.

José Fernando Rodrigues disse...

Boa tarde!
Estou com a "pica" toda para começar. Já vos encontrei no face e já ativei a opção de recebimento das mensagens no mail. Espero ficar satisfeito, aprender bastante e partilhar alguma da minha experiência com alunos com NEE. Assustam-me um pouco algumas novidades ligadas à web 2.0 mas enfim, estamos aqui para tudo.
Cumprimentos.

João Pinto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Pinto disse...

Sempre percebi que não existe nenhuma razão ética, moral ou cientifica para excluir do convívio social, escolar e familiar as pessoas e as crianças sobretudo, portadoras de alguma deficiência, ou seja há um lugar no mundo, na escola, na família e na sociedade para todos" é com esse sentido de Cidadania e de responsabilidade e numa perspectiva de uma educação inclusiva e para todos que aguardo com toda a ansiedade o inicio de mais essa escola de vida "viver aprendendo"
Esperando sair mais sensibilizado para a problemática da Educação Especial e com ferramentas que me permite dar o meu contributo nessa luta da educação para todos. Pelo número de inscritos até então consigo perceber as várias e variadas valências de formação e de experiências, que vão cruzar ao longo dessa formação o que enriquecerá ainda mais a mesma.
votos de sucessos a todos, um muito obrigado pela iniciativa e pela oportunidade dada para desaprendermos e aprendermos ainda mais.
Bom dia, Inspector da IEFES João Pinto

Fatima Antunes disse...

Bom dia. Pela ultima mensagem que recebi penso que me faltam 2 anteriores que não estão em spam ou outra. Não consigo aceder ao link indicado para estes casos com a mensagem de que este deve estar errado. Posso contar com o reenvio das mensagens "em falta"?
Grata

Ida Brandão disse...

Caro José,

Contamos com os contributos e experiências dos que vivem a realidade das necessidades especiais e podem partilhar o seu conhecimento.
Quanto à utilização das ferramentas Web 2.0 não deverão intimidar pois muitas delas são bastante acessíveis ao utilizador comum. Muitas vezes antecipamos dificuldades que são mais fruto de barreira psicológica. E se não se consegue à primeira, tenta-se de novo, com a ajuda de outros.

Ida Brandão disse...

Caro João,

Pela pesquisa no Google presumo que o IEFES seja o Instituto de Educação Física e Esportes da Univ. Federal do Ceará (Fortaleza).
Será uma excelente oportunidade para trocarmos informação sobre a realidade do Nordeste brasileiro.
Ficamos satisfeitos pelo interesse sobre os temas que vamos abordar neste curso.

João Pinto disse...

Pois essa duas siglas são parecidas, mas esse trata-se da "Inspecção Geral da Educação, Formação e de Ensino Superior" IGEFES de Cabo Verde.
saudações João Pinto

Ida Brandão disse...

Cara Fátima,

Foram reencaminhadas para o seu email as duas mensagens enviadas aos participantes até ao momento.

MOOC INCTEC disse...

Caro João,

Agradecemos o esclarecimento e ficamos muito satisfeitos pela participação de Cabo Verde.
Constatámos, aliás, nas estatísticas de acesso ao blog/site do curso que Brasil e Cabo Verde eram dos locais fora de Portugal que maior número de acessos registava, e esperamos que se traduzam em inscrições.
Seja bem vindo!

Blogue Cívico disse...

Bom dia!

O certificado tem uma avaliação (qualitativa/quantitativa) do trabalho final apresentado?

Obrigada.

Benedita Carneiro

Ida Brandão disse...

Cara Benedita,

Não haverá uma menção quantitativa ou qualitativa, apenas se certificará a participação (em função dos requisitos previstos).

Mafalda Coito disse...

Viva! Bom dia! Estou muito entusiasmada com a formação. Quero aprender muitas coisas neste mundo à distância... mas também estou com receio das novidades (Web 2.0). Conto convosco! Beijinhos, Mafalda

MOOC INCTEC disse...

Cara Mafalda,

Bem vinda a bordo. Tentaremos prestar a ajuda ao nosso alcance.

PAULA CRISTINA DE ALMEIDA Costa disse...

Olá Bom dia, já me inscrevi na formação. Gostaria apenas de clarificar se temos que fazer algum trabalho com alunos, é que neste momento não tenho turmas.

Aguardo...

MOOC INCTEC disse...

Olá Paula. Não será necessário efetuar trabalho prático com alunos :)

PAULA CRISTINA DE ALMEIDA Costa disse...

Obrigada pela rápida resposta...prontíssima para começar!

anabelacampus disse...

Olá Ida,
Já me inscrevi há algum tempo e para já, caso consiga fazer isto, pretendo certificação. Fala no "para começar..." de um formulário próprio que não consigo encontrar. Já tinha que se preencher ou será uma ação posterior?

Andrea Graça disse...

Boa tarde.
Gostaria de saber se ainda é possível efectuar a inscrição, uma vez que só hoje tive conhecimento desta interessantíssima iniciativa.

Andrea Graça

Leonor gonçalves disse...

Ola Anabela
Penso que para requerer a certificaçao é so na ultima semana que se preenche esse tal formulario.
Cumprimentos
Leonor

Rosária Almeida Vieira disse...

o desafio da inclusão é muito grande para todas as nações principalmente aquelas que estão no inicio do processo, pois considero que se cada um, família, professor, aluno, sociedade contribuíssem pela esta causa nobre, tiremos de certeza uma verdadeira inclusão partindo da inclusão mental depois em prática.
Rosária Vieira

Natália Mota disse...

Boa tarde,
Já me inscrevi logo no início da divulgação do curso.
Só recebi um email a confirmar as "boas vindas" e a informar que o curso iniciaria ONTEM. Não sei de mais nada e como hoje é dia 1, não sei se já estou em falta com alguma atividade.
Grata pela atenção,
Natália Mota

Lurdes Costa disse...

Boa tarde,
Inscrevi-me logo no inicio da divulgação do curso.
Recebi email a confirmar que tinha sido inscrita.
Será que estou em falta com algo?
Grata pela atenção
Lurdes Costa

anabelacampus disse...

Obrigada Leonor. Espero que sim, porque não vi nenhum formulário

Celina Gonçalves disse...

Boa tarde

Somos um grupo de 3 elementos do Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião. Estamos com uma dúvida. Gostaríamos de trabalhar em grupo. Temos de criar um e-portefólio individual, ou criamos um para o grupo?

Gratas pela atenção

Grupo "As Gonçalves"
(Ernestina, Celina e Helena Gonçalves)

ana duarte disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ana duarte disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luciana Gomes Bettencourt disse...

Estou muito feliz de participar do curso e adquirir novos conhecimentos, bem como poder trocar experiências de vida.... Não tenho nenhum grupo, se alguém precisar de uma companheira!!!! estou à disposição!!!! Bom trabalho a todos.....

Juliana Manuel disse...

Olá é pela primeira vez que participo de curso do género, e acho muito gratifica, espero adquirir novos conhecimento que me possam ajudam na carreira de professor.
Estou no grupo com o Bernardo, grupo Tundavala. Bom trabalho

MOOC INCTEC disse...

Cara Natália,

Todas as mensagens que são enviadas por email, estão a ser colocadas na página inicial do curso - «Está a acontecer», que funcionará como mural de atualizações

MOOC INCTEC disse...

Cara Anabela,

O formulário só será disponibilizado na última semana de curso

MOOC INCTEC disse...

Cara Lurdes,

Confirmamos o registo de uma inscrição no dia 9 março em nome de Mª de Lurdes Gomes da Costa

MOOC INCTEC disse...

A identificação dos grupos deverá ser feita através da página «Introdução» em http://inctec2014.blogspot.pt/2014/03/identificacao-dos-elementos-do-grupo.html

MOOC INCTEC disse...

A identificação dos grupos deverá ser feita através da página «Introdução» em http://inctec2014.blogspot.pt/2014/03/identificacao-dos-elementos-do-grupo.html

Caroline Serqueira disse...

Olá, encaminho o e-portfólio criado: http://moocinclusaocarolineserqueira.wordpress.com

Júlia Torres disse...

Olá a todos
A minha apresentação está em:

http://prezi.com/d1yotj69akmv/?utm_campaign=share&utm_medium=copy

Agora tentarei criart o e-portfólio...
JT

Júlia Torres disse...

E creio que o e-portfólio ficara alojado em:

https://www.blendspace.com/juliatorres

Será que passei nesta primeira fase?
Continuação de um bom domingo
JT

Graça Dias disse...

Olá, a minha apresentação está em :

http://prezi.com/dstsidyg_fmo/os-passos-da-minha-vida-ate-abril-2014/

Daqui a nadinha, mostro o e-portefolio.

Até Já,

Graça Dias

Margarida Braga disse...

Dr. Ida
por motivos pessoais não frequentarei o curso. Agradecia continuar a receber toda a documentação.
Grata pela atenção.
Margarida Braga

Claudia Cardoso disse...

O meu e-portfolio é o seguinte:
http://claudiapcardoso.wix.com/mooc2014

Cláudia Especial disse...

Boa Tarde,
Chamo-me Cláudia e deixo-vos aqui a minha apresentação no prezi.
http://prezi.com/lpxitovstsfs/present/?auth_key=9fnvhcp&follow=lvftscz1gvfo

Cláudia Especial disse...

Não tenho grupo de trabalho...

Mário Gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Célia disse...

Bom dia,
deixo aqui o link para a minha apresentação https://sites.google.com/site/serestareficar/nota-biografica
bom trabalho a todos

Isabel Moura disse...

Olá Cláidia,

Eu também não tenho grupo e gostaria de o constituir. Alinhas?
Este é o link para o meu portefólio: isabelmouramooc.blogspot.pt

http://tteresasablog.wordpress.com/ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
tteresasablog disse...

Da minha experiência profissional de cerca de 15 anos a trabalhar com alunos com NEE parece-me que as barreiras continuam a existir, não tendo havido uma evolução positiva.

A escola inclusiva não passa de uma utopia; as ideias são boas, mas falta ainda um grande caminho até serem postas em prática e receio estarmos a retroceder. A falta de recursos humanos e materiais contribui para o agravamento da situação, mas a maior e mais difícil de transpor são as barreiras humanas: atitudes, comportamentos, mentalidades, hipocrisia…
Há falta de formação de professores, funcionários e população em geral (continuam a existir professores que desconhecem o Decreto-lei 3/2008). Os alunos com NEE continuam a ser discriminados por alguns .
E o mais grave é que se está a fazer muito pouco para alterar esta situação. Nós, professores somos “bombardeados” com burocracias, papéis, formulários, grelhas, estatísticas, impressos,… ficando sem tempo livre para trabalhar com os alunos. Os técnicos são cada vez menos; o plafond disponível para tirar fotocópias esgota-se na primeira semana de aulas; não se fazem visitas de estudo nem atividades …

neusa andrade disse...

olá bom dia!
o meu e-portifólio é o seguinte
https://sites.google.com/site/diariodainclusao/home.

Bom trabalho a todos

Ana Mendes disse...

Olá o meu nome é Ana Mendes sou Técnica Superior de educação, estou colocada em alguns agrupamentos de escolas através do CRI - Centro de recursos para a inclusão da Cercipóvoa. Peço desculpa mas por falta de tempo só agora coloco o meu portefólio http://anamendes112.wix.com/anamendes
Bom trabalho para todos.

SS disse...


Boa tarde
Por motivos pessoais não foi possível atualizar o meu e-portefólio e fazer o comentário, pelo que o farei hoje.
É possível?

Maria Teresa da Cruz disse...

Olá!
Tive várias dificuldades na publicação do eportefólio mas publiquei alguns dados e tarefas executadas ao longo da introdução e do modulo I no meu perfil do gmail/google.
Abraços!

MOOC INCTEC disse...

Na sequência de recomendação em anterior mensagem, agradecemos que não coloquem mensagens neste espaço que apenas serviu o período de inscrições e deixou de ser atualizado.
Quem estiver atrasado, poderá sempre desenvolver o trabalho ao seu ritmo, embora o curso siga a calendarização prevista e termine na data indicada.

Bianca Tolomei disse...

Prezados(a)s,

Gostaria de saber se haverá novo período para inscrição.

Achei a proposta do curso muito interessante, e gostaria muito de participar em novo grupo.

Abs,

Bianca Tolomei

Edilene Mendonça disse...

Existe proposta para novas inscrições

Edilene Mendonça disse...

Existe proposta para novas inscrições