Mensagem – ponto de situação - Módulo IV (23 maio)

Estamos a chegar ao final da primeira semana do quarto módulo subordinado ao tema «Recursos Educativos Abertos Acessíveis».

Alguns participantes já começaram a submeter os seus comentários e atividades no âmbito do presente módulo e já abrimos novo quadro no Pinterest – http://www.pinterest.com/imooc/

 Recomendamos que, nos recursos que produzirem, estejam atentos à questão da acessibilidade dos mesmos (podem produzir eventuais formatos alternativos), bem como à atribuição de licença para reutilização, incluindo o respetivo símbolo.

Para quem utilizar o Book Builder do CAST/UDL, recomendamos que vejam os tutoriais em português sobre as diferentes funcionalidades do programa que se encontram disponíveis no canal Youtube: https://www.youtube.com/user/UDLCAST/videos:


Numa pesquisa recente sobre livros em português feitos com o Book Builder foram encontrados cerca de 110 livros que poderão explorar no próprio website.

São propostas algumas ferramentas livres para realizar as atividades e poderão ver os demos na lista do guião do curso. Podem explorar outras ferramentas livres no repositório cool tools for schools.

Existem muitos programas livres para composição de imagem. Para efeitos de colagem poderão experimentar o Photovisi, que oferece uma grande variedade de templates (https://www.youtube.com/watch?v=G_k9rx8yp6Y ). Algumas imagens construídas com Photovisi neste Pinterest - http://www.pinterest.com/idabrandao/imagens-photovisi/. Esta poderá ser uma forma criativa de mistura de imagens, que permitam reutilização.

Explore os trabalhos dos seus pares (de qualquer dos módulos) e comente um deles no espaço de comentários da página deste módulo.

Vários recursos incluídos nos agregadores no MOOC foram disponibilizados nas respetivas comunidades do Facebook e Google Plus, poderá fazer uma visita a estes espaços. 

Continuaremos a desenvolver a área de «Ajuda» para responder às dificuldades que nos forem
sendo apresentadas.

Alguns participantes com atividades em atraso estão a tempo de as realizar até ao final do curso.

Recomendamos ainda uma atualização dos e-portefólios individuais, com o registo das vossas reflexões e atividades e, nalguns casos, a melhoria na sua estruturação e organização dos trabalhos. Estão sempre a tempo de aperfeiçoar os trabalhos apresentados anteriormente.

Desejamos uma boa reflexão e um bom trabalho até ao final deste módulo.


A equipa INCTEC2014:-)

Sem comentários: