Mensagem - Módulo III - ponto da situação (9 de maio)

Estamos a chegar ao fim da primeira semana do Módulo III. Terão ainda a próxima semana para discutirem a temática do desenho Universal de Aprendizagem e desenvolverem a atividade que escolheram.

Para utilizarem o Lesson Builder do CAST/UDL - http://udlexchange.cast.org/getstarted - terão de se registar, o mesmo para quem pretenda apenas aceder e visionar o que está disponível neste serviço. Como já referimos em anteriores mensagens, deverão sempre registar o «login/utilizador-senha» para aceder aos serviços online onde produziram os vossos artefactos. Existe um tutorial na própria página Web do Lesson Builder «Feature Guide» e poderão ver exemplos em «Browse».

Exemplos de URL típicos do Lesson Builder:
Building Vocabulary: "The Monkey's Paw"- http://udlexchange.cast.org/lesson/9966
Identifying & Evaluating Point of View - http://udlexchange.cast.org/lesson/9604
Seed Germination: Does Salt Affect Plant Growth? http://udlexchange.cast.org/lesson/296516
Para cada item do formulário do Lesson Builder existe uma caixa de informação a explicitar o que ter em conta para se preencher o respetivo campo:


Para quem tiver dificuldades em fornecer o URL da atividade realizada no Lesson Builder poderão utilizar, em alternativa, o documento traduzido/adaptado e disponibilizado neste módulo. Poderão carregá-lo como PDF no Slideshare ou noutra ferramenta de e-book (Issuu, Scribb…), para submeterem o respetivo URL no formulário da atividade.

Aconselha-se a leitura dum testemunho e prática duma professora americana na planificação segundo os princípios UDL - https://www.teachingchannel.org/blog/2014/02/24/udl-for-unique-learners/.

Existem outros modelos de construção de unidades de aprendizagem que poderão utilizar, como as que indicámos nos recursos deste módulo,  no âmbito do Learning Design Grid.

O portal do professor brasileiro também oferece muitos exemplos de Planos de Aula, bastante desenvolvidos,   alguns reunidos neste Pinterest - http://www.pinterest.com/idabrandao/planos-de-aula/  

Se optarem por produzir uma Webquest poderão usar a ferramenta Zunal ou qualquer ferramenta de produção de páginas Web, preservando a estrutura da webquest. O Zunal oferece o repositório das webquests que são criadas pelo própria aplicação, que pode ser pesquisada por nível de ensino e temática - http://zunal.com/index-matrix.php .

Algumas instituições promoveram a construção de webquests e mantiveram esses repositórios (nalguns casos, algumas ligações poderão  estar quebradas, em virtude de não serem trabalhos recentes ou ter havido alterações de servidores), por ex:

Relativamente ao destaque dado à Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner, outras teorias e outros pensadores na linha construtivista poderiam ser referenciados. Pretendeu-se chamar a atenção para a diversidade de necessidades e perfis dos alunos e a multiplicidade de respostas que a abordagem do desenho universal da aprendizagem preconiza, esta faz referência expressa a outros investigadores como Piaget, Vygostsky, Bruner, Ross e Wood. Portanto, a referência a outros teóricos enriquecerá os comentários que desejarem partilhar.

Criámos mais um quadro no Pinterest para reunir as atividades do Módulo III, realizadas pelos participantes.

Destacámos ainda nos espaços do MOOC, nas redes sociais, alguns dos recursos adicionais. Se conhecerem outros recursos relevantes que não estejam identificados, agradecemos que os partilhem com os colegas.

Tentaremos dar resposta no espaço de AJUDA e  acrescentar as questões que nos forem sendo colocadas.
Continuação de bom trabalho!

A equipa MOOC INCTEC2014J

Sem comentários: