Tópico 1 - registo da atividade individual ou de grupo

A atividade individual ou de grupo do tema 1 consiste na efetivação de uma destas três propostas:

  1. Selecione um documento de referência, constante dos recursos deste módulo (publicações do MEC ou da Agência Europeia), sintetize os principais aspetos e elabore com eles um esquema.
  2. Elabore uma linha cronológica sobre os modelos e evolução das perspetivas sobre deficiência. 
  3. Produza uma apresentação sobre aspetos das políticas de inclusão e medidas educativas. 

Nota: independentemente de esta atividade ter sido efetuada individualmente ou em grupo, todos os participantes deverão registar a hiperligação para o local onde a atividade está visível.

Utilize o seguinte formulário para registar a hiperligação para a atividade.


142 comentários:

Gracinda Cadilhe disse...

Boa tarde,

O link que sugerem para as publicações da Agência Europeia vai dar a um local com vários documentos em inglês. Assim colocamos duas dúvidas:
1) Existem estes documentos em português?
2) Se sim, podemos escolher qualquer um dos listados no link?

Gratas pela vossa atenção,

Gracinda e Helena

DG disse...

https://www.mindomo.com/mindmap/a578334b685a4d0ab74cb1ba91a83148
Grupo da ramada - atividade 1

DG disse...

O formulário creio q está mal formulado, pois permitiu-me fazer-lhe alterações em vez de dar a resposta. N consigo perceber como é que tal ocorreu.

DG disse...

Grupo da Ramada acrescentámos outro mapa concetual nesta atividade 1. Aqui: http://www.mindomo.com/mindmap/perfil-dos-professores-inclusivos-2774131356eb4160859a877beb4e319b

Anabela Triguinho disse...

Também me aconteceu o mesmo. Não está bem! :-(

MOOC INCTEC disse...

Cara Gracinda,

A ideia é poderem escolher de entre as várias publicações. Algumas estão apenas em inglês outras estão traduzidas em várias línguas, entre as quais português.

MOOC INCTEC disse...

Olá grupo da Ramada. O formulário não estava devidamente configurado. Importam-se de fazer reentrar a informação, acedendo novamente a este. Leiam com atenção o cabeçalho do formulário... deverão registar uma entrada para cada elemento do grupo. Muito obrigado!

MOOC INCTEC disse...

Viva! Obrigado pelo alerta. Já deve estar corrigido. Podem tentar de novo? Muito obrigado!

MOOC INCTEC disse...

Olá Grupo da Ramada. caso tenham efetuado duas ou mais atividades, deverão proceder do seguinte modo. Num dos vossos e-portefólios colocam uma entrada referindo que se trata da atividade 1 (de grupo). Colocam também as hiperligações para esses produtos no Mindomo ou noutros locais. De seguida, usam o formulário de registo da atividade 1 onde referem a hiperligação para a entrada no e-portefólio, ok?

Ana Paula Rocha disse...

Quer então dizer que cada elemento do grupo responderá ao formulário, a título individual, colocando o link para a página do seu portefolio onde foram inseridas as hiperligacoes referentes à atividade 1 do módulo 1? Obrigada pela resposta desde já.

Ana Paula Rocha disse...

Vi agora o formulário e a resposta já lá se encontra.

Maria Casanova disse...

Obrigada, Parece que o meu já está! Agradeço a vossa confirmação.

Delfina Carlos disse...

Olá, a todos!

A minha atividade referente ao módulo 1 pode ser visualizada em: http://www.capzles.com/5a989c36-8226-4751-81bd-b1e38bd585f0/

ou se preferirem em: http://delfinamarques.wix.com/delfinamarquescarlos

Peço desculpa pela falta de acentuação e cedilha no título. A ferramenta (Web 2.0) que usei não os reconhece.

Continuação de bom trabalho!

Paula Sousa disse...

Olá a todos :)

O resultado da atividade proposta para o Módulo 1 pode ser consultado em : http://www.mindomo.com/pt/mindmap/0510af2e1104448ea2042eca8b65adc4

Entretanto colocarei no meu e-portefólio :
http://paulateixeirasousa.wix.com/e-portefolio-de-paula-sousa

Continuação de uma boa semana,

Paula Sousa

Ana Paula Carlos disse...

Olá, boa tarde!
Apresento o resultado da atividade proposta no âmbito do primeiro módulo

https://www.mindomo.com/mindmap/2c2de0bbd4394fd59bff626c02923244

que também pode ser consultada em
http://anacarlos-eportefolio-moocinctec14.blogspot.pt/

Votos de boas leituras
Ana Carlos

Ana Paula Ferreira disse...

A minha atividade referente ao módulo 1 pode ser visualizada em:
http://prezi.com/pzlvr19h1ogy/evolucao-nas-politicas-inclusivas-e/
Bom fim de semana

Fátima Carvalho disse...

A atividade do Módulo I encontra-se alojada no seguinte endereço: http://www.xmind.net/m/aUfT/

Maria de Fátima Martins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria de Fátima Martins disse...

Atividade do Módulo I:
http://www.slideshare.net/fmartins63/dl3-2008-mooc-intec2014

tteresasablog disse...

O meu trabalho encontra-se no seguinte link:
http://prezi.com/3uzcditnhgh1/da-exclusao-a-inclusao/
Bom trabalho a todos!

Maria Fernanda disse...

Olá,
aqui fica a atividade 1 do grupo do Montijo.
http://fernandinha-mimosa.blogspot.pt/p/blog-page.html

Excelente trabalho para todos. Fernanda e Rui Trigo

edgapoe disse...

A atividade do Módulo I encontra-se no seguinte endereço:
http://www.xmind.net/m/MKZg/

É uma breve apresentação da Declaração de Salamanca sobre princípios, política e práticas na área das necessidades educativas especiais.

Este trabalho e outras apresentações podem ser também vistas no meu portfólio:
http://edgapoe.weebly.com

Continuação de bons trabalhos para todos!

Filipe Santos disse...

Olá,
Deixo aqui o link para a atividade 1: http://iat2014.wordpress.com/2014/04/13/a-declaracao-de-salamanca/

Bom trabalho a todos!

fatima machado disse...

A minha atividade encontra-se registada no seguinte endereço
http://amitafetraud.blogspot.com/

Cantinho da CRIS disse...

Bom dia e BOA PÁSCOA

A minha atividade encontra-se registada no Prezi no seguinte endereço:
http://prezi.com/rimho7z24nyl/educacao-especial/

Selecionei a publicação do MEC - "Educação Especial - manual de apoio à prática" e elaborei uma apresentação. Espero que seja um bom contributo da minha parte.
A referida apresentação sobre a aplicação do Decreto-Lei n.º 3/2008 também se encontra, para consulta, no meu e-portefólio - http://cristinamatos68.wix.com/educaeacredita

Atentamente
Cristina Matos

Lobacho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lobacho disse...

Boa tarde

Para esta atividade foi-nos solicitada a realização de uma das 3 atividades propostas. Escolhi a leitura de um artigo e sua esquematização, utilizando um dos recursos apresentados (bubbl.us).
De forma a conseguir um fio condutor, optei por consultar excertos de 2 textos adicionais (Special Needs Education: Country Data - 2010; Special Needs Education: Country Data – 2012), compará-los e utilizar as conclusões como ponto de partida para o esquema do texto Formação de Professores para a Inclusão: PERFIL DE PROFESSORES INCLUSIVOS (2012), publicados pela Agência Europeia para o Desenvolvimento da Educação Especial).

A atividade inicia com uma apresentação em Prezi (http://prezi.com/q2m8libsrf1e/?utm_campaign=share&utm_medium=copy&rc=ex0share)

e continua em bubbl.us (https://bubbl.us/?h=1fc5bf/4051af/20BYqe.8i8V06&r=96828750).

Um abraço para todos

Milkyway disse...

A minha atividade encontra-se no seguinte endereço: http://www.tiki-toki.com/timeline/entry/275770/Cronologia-da-Educao-de-Alunos-Surdos-em-Portugal/#vars!date=1823-11-30_22:45:22! e também no meu portefólio, no separador Módulo 1. Um abraço,
Teresa Leite

Milkyway disse...

Neste primeiro módulo, após ler os documentos disponibilizados, optei por incidir sobre a publicação "Educação Bilingue de Alunos Surdos - Manual de Apoio à Prática" e fazer uma cronologia. Para isso utilizei o TIKI TOKI.Achei bastante interessante este recurso!
Queria ainda agradecer a partilha dos outros formandos.
Desejos de uma Páscoa ótima para todos!
Um abraço,
Teresa Leite

Docente de Educação Especial Vanda Simões disse...

Após várias leituras optei por fazer uma síntese dos principais aspetos da Convenção sobre os direitos da pessoa com deficiência. Usei o bubbls.us para criar alguns mapas. Espero que estejam de acordo com o pretendido. https://bubbl.us/

Também já publiquei no meu e-portefólio!
Continuação de bom trabalho e boa Páscoa!!!

Anabela Triguinho disse...

Para este 1ºMódulo, realizei uma síntese dos principais aspetos do documento “Educação Especial - manual de apoio à prática” publicado pelo ME. Fiz uma apresentação com a ferramenta Prezi: http://prezi.com/xnr3iazsqav9/untitled-prezi/

Já coloquei no meu e-Portefólio.
Continuação de um Bom Trabalho
Desejo a todos uma Feliz Páscoa!

MOOC INCTEC disse...

O Capzles é graficamente muito atraente, mas tem esse problema quanto à acentuação portuguesa.

MOOC INCTEC disse...

O Tiki Toki é talvez a linha de tempo graficamente mais atraente mas a versão livre apenas deixa criar uma linha de tempo gratuita, não deixa incorporar código em website e não deixa fazer construção em grupo.
No entanto, existe a possibilidade de pagar por um mês de utilização ($7,5) permitindo utilizar sem limitações, o que é razoável.
Acontece algo semelhante com outras linhas de tempo, por exemplo o Dipity e o Timeglider permite criar livremente 3 linhas de tempo e também têm planos de custo/mês razoáveis ($5).

MOOC INCTEC disse...

Presumimos que sejam os dois ficheiros de imagem em https://sites.google.com/site/eportefoliovandasim/modulo-1

Anabela Triguinho disse...

Bom dia, verifiquei que por lapso devem ter colocado o meu Trabalho do Módulo 1, no Pinterest, como sendo das Apresentações, quando deveria ser do Módulo 1 - Atividades.

Nuno Correia disse...

A atividade realizada encontra-se em: http://needificar.blogspot.pt/

Mário Gomes disse...

ATIVIDADE 1
Tarefa 1 - http://www.mindmeister.com/400972743/perfil-de-professores-inclusivos
Tarefa 2 - http://timeglider.com/timeline/5b2f724af6b0e30b
Tarefa 3 - http://prezi.com/kskfslmqvuat/?utm_campaign=share&utm_medium=copy

Também preenchi o formulário para o efeito.
Todas as tarefas estão partilhadas no meu e-portefólio em http://mhjgomes.wix.com/mhjgomes#!blog/c1p0g

Luísa Subtil disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luísa Subtil disse...

Para este módulo 1 realizei uma apresentação em PowerPoint sobre A Educação Inclusiva e Educação Especial, apoiando-me no documento “Educação Inclusiva e Educação Especial – Indicadores-chave para o desenvolvimento das Escolas: Um guia para Directores” publicado pelo Ministério da Educação.
Disponibilizei a atividade no Slideshare com o endereço electrónico: http://www.slideshare.net/lbela/educao-inclusiva-e-educao-especial
A apresentação também se encontra no e-portefólio: http://desfolhar.wix.com/mooc

Cristina Neto disse...

Boa noite,
Aqui fica o link para o Mapa Concetual da equipa "Profs do Oeste":

http://www.mindomo.com/mindmap/9bdb3b849c2b42c39387530aa7fc01e1
Também pode ser visualizado nos nossos blogues:

Cristina Neto:

http://crisneto-eportefolio-moocinctec14.blogspot.pt/p/modulo-1.html

Conceição Monteiro:

http://saomonteiro-eportefolio.blogspot.pt/p/modulo-1.html

anabelacampus disse...

http://www.capzles.com/135b1501-ac21-42a6-8736-e8de31066f99
Este é o link para o capzle que fiz acerca a evolução da perspetiva sobre a deficiência. Irei registar no meu portefólio também.

Cidália Araújo disse...

A minha atividade está disponível através do seguinte link:

https://bubbl.us/?h=1fcd17/40608c/20GsM2Ho5fSkQ&r=1003657804

Continuação de bom trabalho

Kar disse...

Olá, boa tarde!


Criei uma linha de tempo com o Tiki Toki, mas como apenas criei uma conta básica (gratuita) a função de incorporar o código URL não está disponível. No entanto, consigo colá-lo para aceder no browser, mas a hiperligação não fica ativa. Por isso, ao clicar com o rato nada acontece... Como posso solucionar a questão? E submeto assim mesmo no formulário respetivo?

Obrigada

Elisabete Pinheiro disse...

A minha atividade esta disponível no link:

http://betalopespinheiro.blogspot.pt/p/modulo-1_1.html

boa pascoa a todos
elisabete

Kar disse...

Boa tarde!

Penso que encontrei resposta às minhas dúvidas :(

Obrigada,
Carla Ferreira

Kar disse...

Olá a todos!

A minha atividade foi criada com o Tiki Toki pelo que o link que disponibilizo não está ativo. Basta recorrerem ao tradicional "copy/paste" para acederem.

http://www.tiki-toki.com/timeline/entry/276487/Modelos-e-Perspetivas-sobre-a-Deficincia/#vars!date=2000-01-01_00:00:00!

Boas Amêndoas!
Carla Ferreira

Carla Silva disse...

Olá, a todos!

A minha atividade referente ao módulo 1 pode ser visualizada em: http://prezi.com/sbbxh-ve_jc9/?utm_campaign=share&utm_medium=copy&rc=ex0share

ou se preferirem no meu e-portfólio: http://carlaramooc.blogspot.pt/p/modulo-1.html

Continuação de bom trabalho!

Leonor Ferreira disse...

Bom dia caros colegas,
A minha atividade foi realizada em grupo e aqui fica o site http://prezi.com/uwokaywcpnbm/pei/?utm_source=facebook&utm_medium=ending_bar_share

Reforço também que atualizei a minha informação no meu portefólio http://leonorratoferreira.weebly.com/moacutedulo-1.html

Obrigada e Boa Páscoa.

zilda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
zilda disse...

Olá
realizei a atividade 1 com base no Manual de Educação Especial do ME, aqui fica o link...

http://www.mindomo.com/mindmap/sample-mind-map-ee3471ec92a4431ba0540c5edd9ba145

Boa Páscoa

Mosaico - Nadja Pinho disse...

Olá!
Esta é a quarta vez que tento postar essa interação dirigida a Del e não obtenho êxito na página destinada às discussões do tema proposto no Modulo I. Também realizei e postei as atividades em meu blog, mas não consigo saber se a estão visualizando. Deixo aqui a interação que tentei postar. Segue.
Sim, Del, você tem razão quando relata o despreparo/deseducação/desatenção das pessoas e dos gestores no trato com as pessoas com deficiência e com as cidades. Contamos nos dedos os locais que são verdadeiramente acessíveis para as pessoas com deficiência que tem dificuldade de locomoção. Contudo, as barreiras físicas/arquitetônicas seriam facilmente removidas se as pessoas fossem educadas para respeitar os direitos dos outros. Estou tetraplégica há 34 anos e sei bem o que você está vivenciando. A sensação que temos é que a sociedade não nos quer. Temos que continuar lutando e matando um leão a cada esquina. Tenho certeza que um dia chegaremos lá, se não desistirmos de nos incluir socialmente, mesmo que nos excluam. É na educação que vejo a mudança.

Paula Alves disse...

Realizei um pequeno trabalho sobre o documento da DGIDC "Unidades de Ensino
Estruturado para Alunos com Perturbações de Espectro do Autismo"
utilizei a feramente de apresentação Knovio e achei muito interessante e muito simples para utilizar com os nossos alunos.
http://watch.knowledgevision.com/d8253baea0054677b9cd915316e0af21

Antonia Espirito Santo disse...

Atividade 1:

http://prezi.com/vbslhdlhebly/inclusao-e-sua-emergencia-i/

http://prezi.com/qh2j7ygtxnma/inclusao-e-sua-emergencia-ii/

Luciana Gomes Bettencourt disse...

Olá a todos,
Minha atividade do módulo 1 encontra-se nos links abaixo.
http://lfgbettencourt.blogspot.com/p/modulo-1-politicas-inclusivas-e-medidas.html
http://www.zooburst.com/zb_books-viewer.php?book=zb01_534fe187bf215
Até a próxima!

paulacris disse...

Boa noite,

A minha atividade 1 consta aqui e no google+
https://sites.google.com/site/myportefolio/home/mooc-inctec/modulo-i

bom trabalho.
boa Páscoa!

Paula

ana dinis disse...

A minha atividade do módulo 1 está visível em:

http://www.slideshare.net/anitadinis/modulo-1-33694165

Boa Páscoa a TODOS.

Lara Paiva disse...

olá
a minha atividade está no blog
http://laramooc.blogspot.pt/
boa páscoa

José Fernando Rodrigues disse...

Boa noite!
Neste módulo I decidi fazer uma viagem pela História misturando alguns aspetos da história do Homem no mundo ocidental, refletindo sobre a forma como os "diferentes" foram tratados ao longo da história, abordando questões relacionadas com a educação em geral e com a educação especial em particular. Meti-me num trabalho faraónico que ainda não está concluido mas já da para ser consultado. Com o tempo, modestamente, pretendo continuar a atualizar este portal que fica aí na rede para quem necessitar dele.
Com este curso já retirei uma grande riqueza. Mesmo que o curso terminasse hoje, para além das pessoas que conheci pela via das suas ideias e comentários, já foi para mim uma vitória aprender a construir sites.
Então cá vai o link:

www.historia-deficiencia-educacao.weebly.com

As minhas desculpas para quem nos vai avaliar os nossos artefactos pelo facto do meu ainda não estar concluido. Temo que nunca estará pois quanto mais procuro mais encontro!
Cumprimentos.

Marília Pereira disse...

Boa noite

A atividade 1 realizada pelo grupo DDJ consta aqui:

http://www.tiki-toki.com/timeline/entry/276896/Evoluo-histrica-das-perspetivas-sobre-a-deficincia/

Boa Páscoa

Daniela Santos disse...

Boa noite, a minha atividade do módulo 1 encontra-se nos links abaixo:

https://sites.google.com/site/eportfoliodadaniela/modulo-1
http://www.mindomo.com/mindmap/perfil-de-professores-inclusivos-0d56bfa8edc047bb9d62ce3f32e60bf0

Obrigada.
Bom trabalho e boa páscoa.

Daniela Póvoa

Margarida Piedade disse...

Boa noite!
Eu optei por elaborar uma linha cronológica sobre os modelos e evolução das preservativas sobre a deficiência bem como as principais orientações e legislação sobre NEE em Portugal.
Como elaborei a linha cronológica no Dipty tive que colocar no meu e-portefólio pois não consegui exportá-la independente.
Podem visualiza-la em: http://incluirastecnologias.blogspot.pt/p/modulo1.html.
Foi uma atividade muito interessante e fez-me ficar com o "bichinho" de aprofundar mais esta legislação, principalmente as diferenças entre o 319/91 e o 3/2008.
Continuação de um bom trabalho para todos!
Margarida Piedade

Del disse...

Olá,

Minha atividade do Módulo 1:
http://prezi.com/665coq4ymprt/mooc-intec-modulo-1-maria-delcina-feitosa/

Bom trabalho a todos!

Del disse...

Oi Nadja, concordo com você, a educação possibilitará as necessidades sejam enxergadas, isso acontecendo a questão arquitetônica será consequência!! Um abraço!!

Hugo Santos disse...

Olá,
A minha atividade do Módulo 1
https://www.mindomo.com/mindmap/3e2c4269e2104afc8ed8e8960e03a09c
e no blog
http://hugosantos930.blogspot.pt/

Bom trabalho!

Mafalda disse...

Boa tarde,
não consigo publicar o meu comentário em http://inctec2014.blogspot.pt/p/topico-1.html
e acho intrigante que o último seja de 17 de Abril. Receberam-no? Obrigada

Nádia Afonso disse...

Boa tarde,
A atividade de grupo do Módulo I pode ser consultada em:
1) http://www.xmind.net/m/Lz4b/
2) http://multidisciplinaridadenainclusaotf.blogspot.pt/p/modulo-i_4.html

Boa Páscoa!

Nádia Afonso disse...

à semelhança da Mafalda não consigo publicar nos comentários do Módulo I pelo que o meu comentário/reflexão está públicado no blog http://multidisciplinaridadenainclusaotf.blogspot.pt/p/modulo-i_4.html.

Bom trabalho!

Birgita Solange Santos disse...

Boa tarde,
Escolhi a atividade 2 do módulo 1, que pode ser visualizada em:

http://www.tiki-toki.com/timeline/entry/277520/Modelos-e-evoluo-das-perspetivas-sobre-deficincia
ou
http://e-portfoliobirgitasolange.blogspot.pt/p/modulo-1.html

zilda disse...

Aqui fica a segunda atividade deste módulo:

http://timeglider.com/t/8247ca4abf3cc224

A caminho da terceira...

aproveito para informar que o meu comentário sobre o tema deste módulo não fica publicado, pelo que pode ser visto no meu e-portefólio.

Bom trabalho

Teresa disse...

Atividade do módulo 1 - http://www.prezi.com/gpmif2sbcwec/

micaela pereira disse...

Colegas,
A minha atividade referente ao módulo 1 pode ser visualizada em:
http://prezi.com/etaadex4exro/?utm_campaign=share&utm_medium=copy&rc=ex0share

Bom trabalho!

Isabel Santos disse...

Olá!
Esta é apresentação referente ao módulo 1 do grupo Santos
http://storybird.com/books/regime-juridico-dl-32008/?token=t69zm2sugt

Boa Páscoa

José Almeida disse...

Boa noite,
este é o link referente à minha atividade do módulo 1
https://www.mindomo.com/pt/mindmap/90a4ce05302c450c834d0025f48b136e

Boa Páscoa

ISiSa disse...

Olá a todos!
A minha apresentação referente à actividade do 1º módulo está disponível em:
http://www.xmind.net/embed/M2Zd/
Elaborei um esquema sobre o documento: "Educação Especial - Manual de Apoio à Prática"
Aproveito para desejar continuação de uma doce Páscoa a todos!

Ana Rodrigues disse...

Olá
a apresentação do grupo Madeira está disponível em: http://cms.todos-iguais-na-diferenca.webnode.pt/news/a-inclus%C3%A3o-e-a-multodefici%C3%AAncia-/
Realizámos uma apresentação com o tema: A inclusão e a multideficiência - O papel das Unidades Especializadas em Multideficiência.

Continuação de uma boa Páscoa!
Bom trabalho

zilda disse...

E finalmente a terceira tarefa...

http://prezi.com/x0xeai8mb3na/aspetos-das-politicas-de-inclusao-e-medidas-educativas/#

Até para a semana

Sónya disse...

Atividade do módulo 1: https://prezi.com/80x0mdn7sdv4/
no blogue http://olharparaaeducacaoespecial.blogspot.pt/

Teresa Xavier disse...

Olá a todos,

Após a análise do documento "Unidades de Ensino Estruturado para Alunos com Perturbações do Espetro do Autismo – normas orientadoras" foi elaborado o seguinte mapa de conceitos:
https://bubbl.us/?h=1fdce6/40893b/204MVDaVNWaE6&r=532249775

http://eportfolioinclusao.blogspot.pt/

Continuação de bom trabalho!

Ana Rangel Santos disse...

Viva :)

Esta é apresentação referente ao módulo 1 do grupo Santos:

http://storybird.com/books/regime-juridico-dl-32008/?token=t69zm2sugt

O meu comentário individual teve que ficar no meu blog pq não consigo visualizar os comentários no blog do curso: http://anarangel-mooc.blogspot.pt/

Boa Páscoa !

Nelida Martins Anedith Silva disse...

o meu trabalho encontra se no seguinte endereco
http://nelidaportefolio.blogspot.com/

Paulo Borges disse...

Boa Páscoa

Trabalho de grupo DDJ

http://www.tiki-toki.com/timeline/entry/276896/Evoluo-histrica-das-perspetivas-sobre-a-deficincia/

Paulo Borges

Carlota Dias disse...

Viva! Sou a Carlota e venho por esta via indicar os links onde podem consultar as três tarefas da Atividade 1 - Módulo 1.
O Módulo está disponível no meu e-portefólio:
http://carlotadia.wordpress.com/modulo-1/

Cada um dos trabalhos tem o seguinte URL:
Mapa de Conceitos - Alunos Cegos e Com baixa Visão. Orientações Curriculares
C:\Users\User\Downloads\New-Mind-Map_38g4um1o.htm
No endereço anterior os conteúdos encontram-se desconfigurados (ver no e-portefólio http://carlotadia.wordpress.com/modulo-1/)

Evolução da Inclusão ao longo dos tempos:
http://timeglider.com/authoring


Apresentação Medidas e Políticas Inclusivas:
http://www.slideshare.net/carlotadias313/polticas-medidas-inclusivas-carlotadias

No e-portefólio acrescentei os pontos fortes de cada programa e os constrangimentos que tive na utilização dos mesmos e/ou de outros. Se alguém me conseguir ajudar a esclarecer as dúvidas...
BOA Páscoa!!!

Lili Rebelo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lili Rebelo disse...

Boa tarde a todos,

Aqui fica link onde podem consultar a atividade referente ao módulo I.

https://sites.google.com/site/lilirebeloresende/modulo-i

Continuação de bom domingo a todos.

Maria Carvalho disse...

Boa Tarde!

Aqui fica o link do trabalho do Módulo 1 realizado pelo Grupo DDJ.


http://www.tiki-toki.com/timeline/entry/276896/Evoluo-histrica-das-perspetivas-sobre-a-deficincia/#vars!date=0613%20BC-01-30_08:17:07!

O mesmo foi publicado no blog:
http://compartilharosolhares.blogspot.pt/


Maria Celeste Carvalho

Cris Moreira disse...

Boa tarde,

Envio o link para o trabalho do módulo 1:

http://www.mindomo.com/mindmap/sample-mind-map-867507da83b64a4bba2f04e5da26be52

Grupo Portuenses.

Atentamente,
Cristiana Moreira

Patrícia disse...

Boa tarde.
A minha apresentação é sobre o Decreto -Lei 3/2008 de 7 de janeiro.
O link é o seguinte:
http://prezi.com/ri18cs9wvxtf/?utm_campaign=share&utm_medium=copy

Com os mlehores cumprimentos,
Patrícia Baeta

Patrícia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Neves disse...

Boa tarde,

Envio o link para o Trabalho do Módulo 1:

http://www.mindomo.com/mindmap/sample-mind-map-867507da83b64a4bba2f04e5da26be52

Grupo Portuenses.

Ana Neves

Ana Neves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zezé disse...

Olá amigos e amigas. Amei fazer a atividade do módulo 1. Fiz uma apresentação em power point e uma narração de áudio usando knovio, apresentando uma síntese do que entendi sobre as unidades de ensino estruturado para alunos com perturbações do espetro do autismo (normas orientadoras). Também li o decreto lei 3/2008, que normatiza a criação dessas unidades. Achei interessante e fiquem cheia de dúvidas, sem entender direito como funciona a inclusão de autistas em Portugal. Assim, na minha apresentação eu falo da minha realidade e pergunto a vocês como funciona a inclusão de autistas em seu país. Gostaria que ouvissem minha narração e me mandassem comentários e explicações. Estou no google+, seguindo no blog MOOC intec e tem meus dados no meu e-portefólio. Seguem os links para vocês http://watch.knowledgevision.com/1ee7f0f056c04b93bb611e1b4aec3350 O e-portefolio é http://mariajosecosta.wix.com/zezemooc. Estou gostando muito de fazer esse curso, é muito agradável a interação com vocês. Obrigada. Um abraço carinhoso do Brasil

Educação Especial - Agrupamento de Escolas de Sande disse...

Boa tarde!

O link da nossa atividade do módulo 1 é o seguinte https://drive.google.com/file/d/0B93AxfR6uu7sQWNlX1FTRzBmYkk/edit?usp=sharing.

Trata-se de um vídeo com a sistematização do DL 3/2008 elaborado pelo grupo Marco Especial.

Além disso, estará disponível no e-portefolio http://sandeespecial.blogspot.pt/p/blog-page.html.

Continuação de bons trabalhos.

Benedita Carneiro

Vera Martins disse...

Boa tarde,
a atividade do módulo I do grupo Madeira (Graça Dias & Vera Martins) consistiu na elaboração de uma apresentação sobre aspetos das politicas de inclusão e medidas educativas, pode ser consultada no seguinte endereço:

http://www.slideshare.net/verasusanam/apresentao-33734480

Continuação de bom trabalho a todos

Solange Oliveira disse...

Boa noite a todos

Aqui está a minha apresentação em relação ao Módulo I.

http://prezi.com/skjfpq6nkml4/edit/#0_13415665

Um abraço para todos

Maria de Lurdes Martins Martins disse...

Junto envio o endereço da minha actividade respeitante ao módulo 1:

http://www.tiki-toki.com/timeline/entry/277153/Evoluo-Das-Formas-De-Pensar-A-Deficincia#vars!date=0001-01-01_00:00:00!

Isabel Moura disse...

Boa noite,

Aqui vos deixo o link para o meu trabalho referente ao Módulo 1: https://www.mindomo.com/pt/mindmap/fad8cb0d99324638b3f6535a377a7f98

Debrucei-me sobre o documento "Unidades de ensino estruturado para alunos com perturbações do espectro do autismo"

Helena Feijão disse...

Boa noite
Deixo o trabalho do Grupo das amigas da Mafaldinha
http://popplet.com/app/#/1820274

Marlene disse...

Boa noite,

aqui fica o meu link: http://www.mindomo.com/mindmap/perturbaes-do-espetro-do-autismo-pea-2196bb39885d1e582f7d81139033dc58

Continuação de bom trabalho!!!!

c disse...

Boa noite!
O grupo Marco Especial elaborou um vídeo de sistematização do DL 3/2008 que pode ser acedido no link https://drive.google.com/file/d/0B3YSrM2_O2_xZ0wtb19udnJMeFE/edit?usp=sharing
Também pode ser visualizado no meu e-portefolio https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=1519018648126632484#editor/target=post;postID=6975225959127688914;onPublishedMenu=posts;onClosedMenu=posts;postNum=0;src=link.
Boa formação…
Carla Carneiro

edgapoe disse...

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA SOBRE PRINCÍPIOS, POLÍTICA E PRÁTICAS NA ÁREA DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
http://www.xmind.net/m/MKZg/

Isabel Pedrosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eunice Paulo disse...

Boa noite!
Deixo aqui o link da apresentação para o módulo 1:
http://www.xmind.net/m/rsqj
Trata-se de um mapa para a publicação Educação Especial - Manual de Apoio À prática da DGIDC.
Continuação de bom trabalho para todos.
Eunice Paulo

Isabel Pedrosa disse...

Olá!
Escolhi a publicação da Agência Europeia "Princípios-chave para a promoção da qualidade na Educação Inclusiva"

Partilho a minha atividade em:
http://www.mindmeister.com/401765785/princ-pios-chave-para-a-promo-o-da-qualidade-na-educa-o-inclusiva

Também o podem visualizar no meu e-portfólio.
Registei no formulário pedido mas penso que vai dar erro. Tinha um ponto final no final da hiperligação que não deveria existir. Não sei se deva registar de novo.

Obrigada e bom trabalho

Bom trabalho!

Sónia disse...

Venho concordar com todos os colegas que aqui se têm referido à barreira humana à inclusão de alunos com Necessidades Especiais. Da minha experiência como psicóloga num Agrupamento de escolas e com grande experiência de trabalho com estas crianças posso constatar que sofrem por vezes discriminação, vítimas do preconceito social e da falta de crença nas suas potencialidades e na sua possível integração.

Inês Carvalho disse...

Boa noite,

O link do trabalho da atividade 1.
http://www.mindomo.com/mindmap/educao-especial-59e0193079ac4ba9873d42287dde2478

Também no e-portefólio.

Continuação de bom trabalho!
Inês Carvalho

Joana Lapo disse...

deixo aqui o link do meu grupo (Ana Rita Costa, Carolina Lote, Inês Pedro e Joana Lapo)

http://www.mindmeister.com/pt/401824604/alunos-cegos-e-com-baixa-cegueira

Mafalda Coito disse...

Quero muito ser Otimista por natureza!

Acredito piamente que o ser humano pode fazer a diferença, para o bem e para o mal na vida de outro! Escolhemos para nossa reflexão neste primeiro módulo " Os direitos das Pessoas com Deficiência" o que eu penso sobre estes direitos é o seguinte: todos os documentos estão bem escritos e delineados. Sem erros de ortografia, mas nem tudo o que é escrito pode contemplar a grandeza do que o ser humano é capaz e da pequenez que às vezes invadem as organizações, políticas e estruturas....

Valorizar o que temos, não por caridade , mas sobretudo por humanidade! Ser tratado como (ser) Humano é um Direito de todos!

O nosso grupo "As amigas da Mafaldinha" elaborou o Popplet em: http://popplet.com/app/#/1820274
Que está alojado em cada um dos nossos locais individuais. A querida Helena Feijão já postou, e eu não sei se também tenho de o fazer....

José Manuel Amaral disse...

O link para apresentação do meu trabalho referente ao módulo1 - Políticas Inclusivas e Medidas Educativas para Alunos com NEE é o seguinte:

https://onedrive.live.com/?cid=0ac7672d079e6515#cid=0AC7672D079E6515&id=AC7672D079E6515%21142

Cumprimentos

José Manuel Neves Amaral

José Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Lima disse...

Boa noite.
Não sei se me estou a repetir, mas deixo aqui o link para a atividade 1:

http://jlymaa.123paginaweb.pt/374831301

Lígia Neto disse...

Bom dia!
Actividade do grupo está disponível no meu e-portefolio http://ligiapintoeneto.wordpress.com/modulo-1-8/, e o linK- https://meocloud.pt/link/ae1040fb-c983-4259-acc8-e61c9b4105b4/Projectoiaccess.png/

Lígia

Carla Santos disse...

Bom dia.

O link de acesso ao meu mapa concetual realizado no âmbito do Módulo 1 pode ser consultado em:

1.https://bubbl.us/?h=1fdf12/409115/200rkQYMbCloY&r=860522024

2.http://carlasantos8.wix.com/wwwcarlasantoscom.

Carla Santos

Ana Carvalho disse...

Boa tarde!
O link de acesso ao Módulo 1 pode ser consultado em: http://www.mindmeister.com/pt/401824604/alunos-cegos-e-com-baixa-cegueira

Beatriz Costa disse...

Boa noite, a atividade referente ao Módulo I encontra-se em http://www.tiki-toki.com/timeline/entry/277653/Modelos-e-evoluo-das-perspetivas-sobre-deficincia/#vars!date=1000-04-01_00:00:00!
ou no meu e-portfólio em http://professorabeatrizcosta.blogspot.pt/p/modulo-1_4.html

Ana Figueiredo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Figueiredo disse...

Atividade Módulo 1:
Elaboração de um esquema relativamente a uma publicação da Agência europeia para o Desenvolvimento da Educação Especial, 2009. Princípios-Chave para a Promoção da Qualidade na Educação Inclusiva - Recomendações para Decisores Políticos.

link:
http://www.mindmeister.com/401411552/princ-pios-chave-para-a-promo-o-da-qualidade-na-educa-o-inclusiva

Boa noite para todos.

Fatima Cunha disse...

Olá a todos!
Deixo o link do nosso trabalho de grupo relativo ao Módulo I:
http://prezi.com/tkmwynf6mfu1/?utm_campaign=share&utm_medium=copy

Grupo Barrosas:
Fátima Cunha
Joana Teixeira
Sandro Sousa
Isabel Manso

Ana Rita Amado disse...

Boa noite,

Deixo-vos o link com o resultado da atividade sugerida:

https://bubbl.us/?h=1fe2bc/409bab/20wI1IjZXue.Q&r=1936151298

Sonia Soares disse...

Boa noite, a escassez de tempo da semana passada fez com que, apenas hoje, conseguisse editar e publicar o meu trabalho. Então, aqui deixo o link: http://soniamtsoares.wix.com/soniasoares#!modulo1/c10fk
Bom trabalho a todos!

Frederico Lima disse...

Bom dia, a todos!
Segue o link do trabalho referente ao tópico 1: http://www.tiki-toki.com/timeline/entry/277653/Modelos-e-evoluo-das-perspetivas-sobre-deficincia/#vars!date=1000-04-01_00:00:00. Passem por lá.

Cláudia Rosado e Silva disse...

Boa tarde,

Estive com problemas com o meu computador onde tinha a actividade. Será que ainda é possível publicar a mesma?

Cláudia Rosado e Silva disse...

Boa tarde,

O meu trabalho encontra-se no seguinte link: http://claudiarosadosilva.wix.com/-e-portefolio#!polticas-inclusivas-e-medidas-educativa/c734

José Lopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Lopes disse...

O link para a atividade do módulo 1 é o seguinte:http://www.tiki-toki.com/timeline/entry/273095/Histria-da-Educao-Especial/#vars!date=0042%20BC-05-29_05:12:15!

Mª Fátima Fernandes disse...

Boa noite,

O link para a atividade do Módulo I é:

http://fatimagfc.wix.com/fatimafernandes#!mdulo-1/c1uni

Sérgio Machado disse...

Apesar de ter preenchido o formulário em tempo útil, não quero deixar de partilhar aqui nos comentários a atividade realizada pela equipa especialmente (teresafortic e sergiomnmachado):

http://www.tiki-toki.com/timeline/entry/274202/Cronologia-da-Educao-Especial/#vars!date=1770-12-19_08:11:26!

Maria Silva disse...

Partilha do endereço para a atividade 1. Elaboração de um mapa mental sobre os principais aspetos de uma das publicações do mec "Educação Especial - Manual de Apoio à Prática".

http://www.mindmeister.com/404257641

Tudo de bom!

Ida Brandão disse...

Caro Sérgio,

O seu Tiki-Toki já foi colocado no Pinterest (Atividades Módulo I)

Ida Brandão disse...

Cara Maria Silva,

Veja o seu URL do Mindmeister pois não abre, não deve estar público.

Maria Silva disse...

Olá Ida,
Espero que esteja muito, muito bem!
Penso que agora já pode ser visualizado!

Tudo de bom,
Maria Silva

Profº Ana Maria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Profº Ana Maria disse...

Segue o link do nosso mapa mental

https://drive.google.com/file/d/0ByELGEqqhHVCNU1HQTNjZXU3V3c/edit?usp=sharing

Filomena Menezes disse...

O trabalho elaborado por Jéssica Barros e Filomena Menezes encontra-se em:
https://magic.piktochart.com/output/1839964-modulo-ii

Aurélie disse...

Boa tarde,

Não sei se o meu trabalho referente ao modulo 1, ainda será aceite. Mas por diversos motivos não me foi possível fazer antes.
Segue trabalho no seguinte link: http://aureliemathilde.weebly.com/moacutedulo-1.html#/

MOOC INCTEC disse...

Cara Aurélie,

Pode partilhar o URL do Mindomo? A imagem que está no e-portefólio não é percetível.

Isabel Pina disse...

Olá a todos,
envio o link referente à minha Atividade , do módulo I:
http://prezi.com/ltzv_qg_wswm/unidades-especializadas-em-multideficiencia/

Grata
Isabel Pina

Elsa disse...

Este é o link da atividade do grupo da Elsa e Ana do grupo InSintra

http://prezi.com/03fm3kpndo9j/?utm_campaign=share&utm_medium=copy&rc=ex0share
finalmente ...
ate breve

Ernestina Gonçalves disse...

Comentário módulo 1
Quanto a esta temática, Políticas Inclusivas e Medidas Educativas para alunos com NEE, achamos que ainda estamos muito centrados nas ”Politicas” não nas práticas de inclusão, continuamos a deparar-nos com um sistema educativo muito fechado, pouco preocupado com a “Diversidade” e “Desigualdade” nas escolas!
Já, segundo, Carneiro,1996,"Os sistemas educativos formais limitam o desenvolvimento pessoal, impondo a todas as crianças o mesmo modelo cultural e intelectual, sem ter em conta a diversidade dos talentos e das potencialidades individuais.”
As Políticas Educativas continuam centradas nos resultados e nos rankings! Embora se afirmem inclusivas, as medidas adotadas nem sempre estão direcionadas para resolver as “diferenças”. A escola continua a não conseguir dar a resposta mais adequada ao perfil de funcionalidade de cada aluno.
Sendo a nossa formação base na área do ensino das línguas e expressões, temo-nos dedicado a trabalhar, com os alunos (tanto individualmente como no grupo turma) atividades, que a nosso ver, respeitam a diferença, a sua integridade, a igualdade e promovem, ainda, o sucesso nos seus desempenhos, não havendo lugar para descriminações!
Perguntamo-nos até que ponto a criatividade poderá ser importante para a aquisição e desenvolvimento de competências na população com NEE? Será importante para a formação integral do individuo e poderá promover a inclusão? Será que uma abordagem criativa da educação faz com que o aluno com NEE se sinta menos limitado? Mais capaz e respeitado no seu ritmo de trabalho?
Apresentamos assim um texto do qual gostamos particularmente e que achamos que ainda ilustra a realidade das nossas escolas!

“A Criatividade no Quotidiano da Escola”
“Era uma vez uma galinha branca que punha ovos azuis…
- Ovos azuis? – Reclamou a professora, indignada, interrompendo a leitura da minha redação, enquanto a turma se agitava em risinhos de troça e segredinhos maliciosos.
-Ovos azuis, sim senhora professora - respondi eu. - A minha galinha põe ovos azuis.
-A menina está a brincar comigo? Já viu alguma galinha pôr ovos azuis? Sente-se imediatamente e faça já outra redação.
Quando depois do “toque” a professora me chamou para que lesse em voz alta a segunda versão, comecei:
Era uma vez uma galinha branca que punha ovos brancos, só porque não a deixavam pôr ovos azuis…”
Maria José Balancho (1990,p.)
(BALANCHO e SANTOS, º c., p.13)

Achamos que a causa de tanto insucesso, de tanta dificuldade em conseguirmos que a escola seja um espaço aberto, promotora de bem-estar e igualdade de oportunidades, ou seja, uma escola inclusiva, a escola de todos e para todos, se deve ao facto de não estarmos preparados para lidar com as diferenças, qualquer diferença, aquelas que fazem com que haja ritmos diferentes de aprendizagem, meninos mais autónomos, mais impulsivos, imaturos, e muitas outras características que por vezes identificam as NEEs.
Como professoras de educação especial, deparamo-nos com isso todos os dias!
Teremos de ser todos iguais? Claro que não! Segundo a Declaração de Salamanca:
•Todas as crianças têm direito à educação;
•Os Sistemas e Programas Educativos devem te em conta as diversidades e necessidades dos alunos:
• Os que têm necessidades educativas especiais devem ter acesso à escola regular com as adequações necessárias assentes numa pedagogia centrada no aluno;
•E, ainda, diz que a escola regular é o meio mais eficaz de combate à discriminação.
Por isso, com estas Medidas (Ateliês/ dinâmicas diferenciadas) as aprendizagem e a Escola Inclusiva ficam mais próximas!

As Gonçalves
Celina, Ernestina e Helena

Helena Fonseca disse...

Deixo o link da atividade de grupo relativa a esta modulo 1, do grupo Especial Beiriz: https://bubbl.us/?h=206e8e/41cfd0/21kU00YFA31lI&r=1683833663

Ernestina Gonçalves disse...

Olá de novo, deixamos há dias atrás, um comentário sobre a Inclusão. Apresentamos agora, a hiperligação para uma reflexão sobre a escola que ainda temos e a escola inclusiva tão aclamada, que é ainda, a nosso ver, uma “miragem”!
http://prezi.com/omebodb-kvya/politicas-inclusivas-e-medidas-educativas/

As Gonçalves

Beatriz Mota disse...

Boa noite por lapso não enviei parq aqui o endereço da atividade aqui fica:http://www.xmind.net/m/Lz4b/

Lili Rebelo disse...

Boa tarde,

pelo que parece o URL da minha atividade não se encontra disponível, pelo que deixo-o novamente aqui:

http://www.slideshare.net/lilirebelo/educao-especial-manual-de-apoio

a atividade també, pode ser consultada em:
https://sites.google.com/site/lilirebeloresende/modulo-i

Continuação de uma boa tarde a todos